Aqui você encontra de tudo um pouco, como: Historias, culturas, melhores praias, melhores hotéis, etc

Confira

História e geografia da Africa

Geografia da Africa

Geografia da Africa


A África é o único continente situado em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste. Isso acontece porque ela é cortada, ao mesmo tempo, pela Linha do Equador e pelo Meridiano de Greenwich. Possui uma área total de 30.221.532 km² (a terceira maior do mundo) e uma população de 1,033 bilhão de pessoas (a segunda mais populosa).


Ao todo, existem 55 países, dos quais seis são insulares e 49 são continentais, incluindo o Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, cuja independência foi declarada em 2011. A tendência, no entanto, é que o número de países continue crescendo, pois a maior parte das fronteiras territoriais dos países africanos é muito frágil, ou seja, envolve constantes disputas por independência ou até por unificação. Grande parte dessas questões está relacionada com o processo de colonização do continente africano.

O relevo africano é marcado pela predominância dos planaltos, que são subdivididos em setentrional, centro-meridional e oriental. Essas regiões constituem-se por formações geológicas antigas e, portanto, mais intensamente transformadas pelos agentes exógenos de modelagem do relevo.

Em algumas regiões, registra-se a presença de montanhas, com altitudes mais elevadas, com destaque para a Cadeia do Atlas, no extremo norte dos continentes. Em outros pontos, é possível observar a presença de alguns importantes vales, com destaque para os rios Nilo, Congo e Níger.

Em termos climáticos, a localização do continente africano contribui para a constituição de um clima predominantemente tropical, com regiões geralmente muito quentes e com baixos índices de pluviosidade. Na verdade, somente nas proximidades da Linha do Equador é que o índice de chuvas é maior, em virtude da presença da Floresta do Congo, tornando o clima mais seco à medida que o continente se distribui para o norte e para o sul.

pôr do sol na Africa


Ao norte encontra-se o deserto do Saara, o segundo maior do mundo, com mais de nove milhões de quilômetros quadrados, constituindo uma área maior que a do território brasileiro. Ao sul há o deserto do Kalahari, o quinto maior do mundo, envolvendo a área de vários países sul-africanos. Além dessas duas paisagens, registra-se a presença de vários tipos de vegetações naturais, como a Floresta do Congo (um tipo de Mata Equatorial), as plantas desérticas, a Vegetação Mediterrânea, as Estepes e, principalmente, as Savanas, que predominam no continente e que em muito se assemelham ao Cerrado brasileiro.

Economicamente, o continente africano é mundialmente conhecido como o mais pobre do mundo. A maior parte dos países possui baixíssimas riquezas monetárias – apesar da abundância de riquezas naturais –, com os piores Índices de Desenvolvimento Humano do planeta. Das nações com graves problemas sociais, como a desnutrição, o analfabetismo e a mortalidade infantil, a maior parte é composta por países africanos.

Share:

Nenhum comentário:

Confira as novidades

Popular

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações

confira as novidades

Arquivo do blog